23 de mai. de 2012

Uma viagem no tempo

De 13 a 23/05/2012 - Tashkent, Samarkand e Bukhara

Ainda estamos em Tashkent, mas já rodamos pelo Uzbequistão, visitamos belas cidades e aqui estamos de volta. A ideia era fazer tudo isso de bicicleta e cruzar o Turcomenistão para chegar ao Irã, mas nosso plano foi por água abaixo, pois o visto de trânsito para o Turcomenistão (o qual teríamos de cruzar em 5 dias) levaria ao menos 20 dias para talvez ser expedido. O pessoal do consulado não foi nada amigável e solícito e nossa solução foi comprar duas passagens de avião para Teerã e visitar o sul do Uzbequistão de ônibus.
Viajamos 4h de ônibus até Samarkand, onde ficamos em um “Bed and Breakfast” muito simpático onde conhecemos muitos turistas estrangeiros, inclusive ciclistas que vieram no sentido oposto ao nosso. Trocamos experiências e dicas, o que é sempre bom!
Samarkand é a cidade mais famosa da Rota da Seda (Silk Road), a qual estamos percorrendo há um bom tempo. É uma das cidades mais antigas da Ásia Central, talvez do século 5 A.C. e já era bem grande quando foi tomada por Alexandre, o Grande e até o século 13 D.C. passou pela mão de diversas etnias, como os persas, mongóis, karakhinidis e outros, até, finalmente, ser quase totalmente destruída por Gengis Khan e por muitos terremotos. Ela foi tão disputada por ligar três regiões importantes: China, Índia e Pérsia.
Visitamos, então, o que sobrou em Samarkand e foi restaurado e podemos dizer que não foi pouco! Registan, muitas madraças, mausoléus e mosteiros. Além disso tudo, passeamos pelo imenso bazar, com muitas frutas e verduras, frutas secas, doces, pães, carnes e roupas. Não vou me prolongar, pois as imagens são melhores que palavras, neste caso.

Pegamos um ônibus e seguimos para Bukhara, considerada a cidade mais sagrada da Ásia Central. Diferente de Samarkand, onde os pontos turísticos são isolados, o centro de Bukhara está muito bem preservado, então andar por esta parte significa estar sempre rodeado de belas e antigas construções, além das imensas a antigas amoreiras.

Após esta viagem no tempo, retornamos para Tashkent – 10h cozinhando no busão – e estamos nos preparando para o Irã!

Curiosidades:
- Aqui na Ásia Central há uma amora que quando madura fica branca, muito branca, e parece uma couve-flor pequena. Além dessa, há muitos pés extremamente carregados de amora roxa. Os pés de cereja também estão carregados nesta época!

- Nos ônibus, é comum vendedores de pães, água, semente de girassol e queijo (um bolinha branca e salgada) entrarem e disputarem entre si a clientela. Aliás, briga é o que não falta nesses ônibus! Preços, poltronas e etc. são sempre motivo de confusão.

Dicas:
- Barganhe bem para pegar ônibus, se alojar em hotéis e para comprar qualquer coisa.

- Em Samarkand, ficamos no Bed and Breakfas Bahodir, e gostamos muito!

- Se possível, não tente o visto de trânsito do Turcomenistão em Tashkent. Encontramos muitos ciclistas que pegaram este visto no Irã em poucos minutos, mas em Tashkent o cônsul foi grosso, não fala inglês e não emite antes de 20 dias.

- Tivemos muita dificuldade em comprar e sacar dólares no Uzbequistão. Então, se possível, traga tudo de que precisa. Após muita busca, sacamos no Banco UzKDB, próximo ao Hotel Grand Mir, com 2% de taxa. Há outro escritório deste banco, mas com taxa de 4%. Tivemos muitos problemas no Banco Nacional do Uzbequistão, então evite.

- Conhecemos o site www.couchsurfing.org e agora somos adeptos. Boa opção para cidades turísticas!

- No metro de Tashkent, os policiais pedem o passaporte, então sempre ande com ele, e revistam, de vez em quando, sua bolsa. O mesmo é feito com o pessoal local.

Veja mais fotos no álbum Uzbequistão!

4 comments:

Anônimo disse...

Que maravilha! Muito lindo tudo isto!"

Guta disse...

Que fotos lindas!

Anônimo disse...

samarcanda é a cidade onde eu nasci. esta cidade é uma maravilha

Unknown disse...

Nunca estive no Irã, mas certamente farei os maiores esforços futuros para conhecer este país maravilhoso.