14 de nov. de 2011

O caso bagagem - The luggage

Posted by Marilia



Em 02/11/2011 chegamos ao Aeroporto Suvarnabhumi, por volta das 10h da manhã, horário local, depois de 15h de viagem, fazendo escala na ilha de Palma de Mallorca, na Espanha e Dusseldorf, na Alemanha.

Nas três aterrisagens que fizemos, vimos visuais impressionantes. Primeiro na ilha espanhola, vimos uma paisagem litorânea muito bonita, com muitas rochas à beira mar, águas claras e escuras misturadas e vilarejos entre as rochas. No voo para Dusseldorf, sobrevoamos os Alpes e dentre muitas montanhas a mais famosa: o Mont Blanc. Muito gelo cobrindo seus picos e vilarejos por entre montanhas e próximos aos rios. Magnífico visual, de arrepiar!

Em Dusseldorf, logo no desembarque, o Marcos viu nossas bikes e as bagagens pela janela do avião, transitando do avião para o carrinho, e notamos que um dos pacotes (com dois alforjes dentro) tinha se desmanchado. Começaria aí uma grande confusão de bagagens. Notamos tudo isso e fomos falar com a empresa aérea. Fomos muito bem atendidos pela Daniela, uma alemã de nome italiano, com quem eu fui foi atrás da mala órfã sem identificação que estava na esteira e ficaria em Dusseldorf, se não tivéssemos visto a confusão. A bolsa do alforje estava nua e eu achei melhor  embalá-la e como estava sem o dinheiro naquele momento, a Daniela além de conseguir um desconto pela embalagem, pegou dinheiro emprestado com um de seus colegas do checkin. A bagagem foi despachada e fomos para a sala de espera.

Durante as 4h de espera, observávamos a salada cultural que compunha a sala de espera: alguns tailandeses, alguns monges e muitos turistas jovens, com mochilas nas costas e guia turístico nas mãos.
A vista chegando à capital tailandesa foi de arrepiar também, mas pelas gigantescas poças que cobriam boa parte da cidade. Era água pra todo lado e aquele suspense: será que dá pra pedalar por aí? A água em si não é o único problema, há também as doenças e falta de suprimentos.

Chegando ao aeroporto, pegamos uma longa fila para apresentação do passaporte e quando chegou a nossa vez, os caras falavam algo que não dava para entender. Eu olhava para o Marcos, que olhava para mim e pensava que a comunicação naquele país não seria nada fácil. O cara perdeu a paciência e o seguimos até o departamento de saúde, onde tínhamos que comprovar a vacinação da febre amarela.

Quando chegamos às esteiras, havia poucas bagagens. Pegamos as nossas rapidamente e as bikes no setor ao lado para bagagens grandes. Nesse momento, o Marcos notou que uma das minhas malas não era a minha. Registramos a ocorrência junto à Cia Aérea – Air Berlin - e Aeroporto e começou uma busca sem fim. 

O primeiro absurdo foi nem aeroporto, nem Air Berlin, quererem fazer ligação internacional, para o celular cadastrado no sistema deles. O segundo foi eles não me falarem, naquele momento, que não tinham ligado, mas sim que o telefone da garota não estava funcionando. Eles mandaram uma mensagem para o celular e um e-mail e isso era o que podiam fazer, dizendo sempre que à tarde a garota apareceria atrás da mala dela.

O dia inteiro se passou e nada. Não tínhamos direito a nada e ninguém queria se responsabilizar pela mala. Dormimos quatro noites nos bancos do aeroporto, frio, barulhento e cheio de guardas pedindo passaporte a todo momento, o que era bastante constrangedor para todos que andavam por lá.

Dormimos quatro noites no aeroporto, pois todos os hotéis próximos estavam lotados por conta das enchentes na capital Tailandesa, e não queríamos ficar distantes do aeroporto, a fim de ficar sempre pressionando o pessoal responsável. Aliás, responsável mesmo não havia, pois nem a Cia aérea, Air Berlin, nem o aeroporto se responsabilizavam por nada, a partir do momento que surgiu a forte suspeita de que a mala não estava extraviada.  Foram quatro dias de muito estresse, perambulando pelo aeroporto em busca de pistas da menina, que não dava sinal de vida. A impressão que tivemos era que eles achavam que os culpados éramos nós, pois tudo caminhava muito devagar, pois todos diziam que já tinham feito tudo que era  possível (mandado mensagem de celular à garota e e-mail), e que precisávamos esperar ela retornar o contato. Eles diziam “go home, go home”, e explicávamos centenas de vezes que nossa “home” era nossa barraca, e cada noite em uma cidade. Mas isso era algo que não entrava na cabeça deles. No terceiro dia, fiz um boletim de ocorrência junto à polícia, pois achava que a menina poderia ter roubado minha mala. 



Depois dos quatro dias no aeroporto, vimos que já tínhamos feito tudo que podíamos lá e que estar no aeroporto não seria mais útil, além de ser muito cansativo. Por sorte, havia um casal (Manu e Rodrigo), do tipo “amigo do amigo”, que além de brasileiros, eram de São Carlos, para quem explicamos a situação, que nos disseram para ir à casa deles.  Já da casa do pessoal saocarlense, nossa busca continuou. Por algum motivo, a menina finalmente me mandou um e-mail, dizendo que só notou a troca da mala quando estava no hotel em outra cidade, onde ela havia deixado minha mala para ir para outro lugar e que não sabia se eles a guardariam. Disse ainda que ela não poderia sair de onde estava naquele momento, que eu deveria dar meu endereço a ela que, por volta do dia 20 de Novembro, ela estaria de volta no país dela e me mandaria a mala. Sei! Respondi a ela que eu não poderia sair sem a mala e que não estaria em casa por uns bons meses e dei o telefone do setor de bagagens perdidas do aeroporto, que coordenaria o retorno da minha mala para Bangcoc. A reposta da garota foi inacreditável, dizendo que não estava mais com a mala e que não poderia fazer nada. “Je suis désolée”.

Uma ova! Mandei todas as informações para a embaixada do Brasil na Tailândia, que imediatamente mandou um e-mail em francês (detalhe, a garota dizia que não falava inglês, por isso eu estava arranhando meu francês tosco com ela) dizendo que se ela não me informasse os dados do hotel onde minha bagagem estava, eles acionariam a polícia tailandesa. Logo a menina mandou um e-mail em inglês (supostamente um amigo havia escrito) dizendo que estava indo para o hotel e levaria minha mala ao aeroporto da cidade, o qual mandaria para Bangcoc. Agora sim!

No dia seguinte minha mala estava em Bangcoc e fui pegá-la. Toda revirada, com um shorts a menos, itens usados, como roupas, protetor solar, sabão e sabe lá mais o que! Uma menina porca, mal educada e sem noção, para não falar mais nada. Reclamei junto ao aeroporto, que não se sente responsável por nada e muito menos a Cia aérea, a Air Berlin. Eles dizem que o fato da minha mala estar na minha mão, com ou sem as coisas, é indiferente para eles. Legal, hein! O que me restou foi a polícia. Fiz outro boletim de ocorrência na polícia, mas só por desencargo de consciência, pois queria mais é começar a nossa viagem! 

Os dias aeroporto foram cansativos. Tentava dizer a mim mesma para confiar nos acontecimentos, pois acredito que nada é por acaso e que, de alguma forma, as coisas seguiriam o rumo certo. Mas muitas vezes era difícil acreditar em mim mesma e chorava algumas vezes, mas outras vezes ríamos muito das coisas que víamos e da nossa situação.

O fato foi que os dias em Bangcoc nos fez organizar algumas coisas, como a rota. Pesquisamos mais sobre os alagamentos, sobre as saídas seguras de Bangcoc e detalhamos muito bem a rota na Tailândia, com um mapa que compramos do país.

Agora, bola pra frente, porque queremos mais é pedalar e relaxar pelas paisagens da Tailândia!
Muita obrigada à Manu e Rodrigo!

Dicas:
Mala: Essa é óbvia, mas bobeamos – sempre coloque algo que deixa sua mala ÚNICA.
No aeroporto de Bangcoc há muitos lugares para comer e que são baratos, além de mercadinhos que vendem um pouco de tudo. Viver no aeroporto não é caro, mas evite. No primeiro andar tem uma praça de alimentação que é ainda mais barata.

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On November 2, 2011, at around 10 O’clock a.m. local time, we arrived at the Suvarnabhumi airport, Bangkok, after a fifteen-hour-long flight, taking connecting flights in Palma, capital the Mallorca island (Spain), and in Dusseldorf, Germany.
As we landed three times, we caught sight of some breathtaking landscapes. Flying over the Spanish island, we saw the beautiful coastline, with lots of rocks, clear and dark water meeting and some villages among the rocks. In the flight to Dusseldorf, we flew over the Alps and, among many mountains, we caught sight of the most famous one: Mont Blanc. It’s covered by layers of ice and there are villages and rivers nearby. That was such a magnificent view, just stunning!
From the plane window, right after landing in Dusseldorf, Marcos saw our bikes and luggage being transferred to the baggage carts. He noticed that one of the packages, which contained two panniers in it, had opened accidentally. That was just the beginning of the big mix-up regarding our luggage.
After getting off the plane, we proceeded to the airline’s desk to report what had just happened to our belongings. We were well assisted by Daniela, a German woman with an Italian name, who helped us to find our lost luggage on the baggage carousel. It would stay in Dusseldolf if we hadn’t noticed that confusion.
During the four-hour-long wait, we’ve observed the cultural mix in the airport waiting room: we’ve seen some Thai people, monks and many young travelers carrying backpacks and guidebooks. 
The view of the capital of Thailand was stunning too, but due to the flood that covered a considerable part of the city. There was water all over and we wondered: Will it be possible to ride a bike around here? But, water isn’t the only problem; there are risks of illness and lack of supply.
When we arrived at the airport in Bangkok, we had to wait in a long queue to get our passports checked. In our turn, the attendants spoke in such a way that was too hard to understand. Marcos and I looked at each other’s eyes and we realized that the communication wouldn’t be that easy in that country (I think the guys lost their patience). Before going to the baggage claim area, we proceeded to the medical department where we had to prove we took the Yellow Fever vaccine.
As we got in the baggage claim area, we noticed that there wasn’t a lot of luggage on the baggage carousel. So, we quickly picked up our stuff and got our bikes in a specific place for big baggage. At that moment, Marcos noticed that one of “my” luggage wasn’t mine in fact, someone had changed it. We reported that to the airline company – Air Berlin – and the airport attendants started a never ending search.
The first non-sense fact was that neither the airport nor Air Berlin wanted to make an international call to the owner of that luggage, whose cell phone number was registered in their database. The second one was that they didn’t tell us they hadn’t phoned her; instead, they lied to us telling that her cell phone wasn’t answering. So, they only sent her a text message and an email, arguing that sooner or later she would ask for her luggage at airport.
At the end of the day, the problem hadn’t been solved yet. He had no right, nobody wanted to take responsibility for the luggage. As a result, we had to sleep on the airport seats for four nights. It was cold, noisy and full of guards asking for our passports all the time, which was so embarrassing for us and for everyone walking around.
We slept at the airport because all the hotels nearby were booked up due to floods in the capital of Thailand. Besides, we didn’t want to stay away from the airport in order to continue pressing the responsible ones. By the way, there were no responsible people because neither the airline, Air Berlin, nor the airport took responsibility for anything, especially when a strong suspicion that the luggage wasn’t only changed came up.
Those four days were very stressful; we wandered at the airport looking for hints that could take us to that girl. We got the feeling they were thinking we were guilty, that situation wasn’t getting solved and they said they had done what it took to contact the girl and that we should just wait for the reply. They said: “Go home, go home”. We tried to explain that our home was our tents and that we’d spend each night in a different town, but that seemed to be something they couldn’t understand.
On the third day we filled out a police report form at the police station because we suspected that the girl had stolen my luggage.
After staying for four days at the airport, we realized we had done everything we could and that it wouldn’t be useful to remain there any longer, besides it was exhausting. Luckily, we met a Brazilian couple (Manu and Rodrigo) that are also from Sao Carlos, Sao Paulo. After explaining them our tough situation, they kindly offered us a shelter at their house. But our search hadn’t ceased yet, we continued it from the “Saocarlense’s” house.
For some unknown reason, the girl finally replied the email explaining that she only noticed the luggage change when she arrived at a hotel in other city; she also said that she left my luggage there and didn’t know if the hotel would store it. To complicate a bit more, he said that she couldn’t bring the luggage to Bangkok at that moment, asking for my address to send it from her country to Bangkok only on November 20. No way! I replied to her saying that I couldn’t depart without my luggage and that I wouldn’t be at home for some months; I also informed her the phone number of the airport’s lost luggage department which was in charge of sending my luggage back to Bangkok. The girl’s response was unbelievable: she said she couldn’t do anything regarding my luggage once it wasn’t with her any more. “Je suis désolé”.
No way! I reported everything to the Brazilian embassy in Thailand, which immediately sent an email in French explaining that if she didn’t inform the location of the hotel where my luggage was stored in, they would call the Thai police (the girl said she couldn’t speak English at all, that’s why I was trying to write the emails French).
Finally, the girl sent us an email in English saying that she was on her way to the hotel to catch my luggage and send it back to Bangkok (I suppose the email in English was written by some friend). Anyway, I finally caught my luggage in Bangkok on the following Day. It was such a mess: some items were missing while others were worn/used, e.g. clothing, sunscreen, soap and so one. In short, she is a nasty, rude, non-sense girl.
I’ve complained with the Airport and the airline, but they just took me for granted. For them, it didn’t matter whether my luggage contained my belongings or not. Cool, right?! I filled out another police report form at the police station, just for my conscious’s sake. Now we just want to start out trip!
The days at the airport were in fact exhausting. I tried to tell myself to trust in happenings, because I believe that nothing is by chance and that, someway, things happen the way they should do. But, it was hard to believe in myself sometimes. So, we cried sometimes but we also laughed a lot at things that happened and our situation as well.
The fact is that the days we spent in Bangkok allowed us to organize some things, the route for example. We had time to research more about the floods as well as alternative routes to avoid flooded areas in Bangkok. We also detailed the route in Thailand with the aid of a map.
Now, let’s move on! Because all we want to do is to ride our bikes across the Thai landscapes and relax!
Manu and Rodrigo, thank you so much!
Tips:
Luggage: That’s obvious, but we slipped up – Pack your belongings in a single luggage or/and tie your luggage together.
Airport: There are many non-expensive places to eat at the airport, besides the stores which sells a bit of everything. Living at the airport is not expensive, but avoid it (lol). There is a food court on the 1st floor at the Bangkok’s airport which sells even cheaper things.
Stay tuned!

3 comments:

Guta disse...

Sorte dessa suíça que estamos bem distantes.....

Regina e Raquel disse...

Meu... Nome e sobrenome dela pra xingar pelo face!!!!
Que menina imbecil, Lila!!!!!!!! Que nervoso!!!!

Marília disse...

Oi, Quel e Gutão! Nem fale de nervoso, mas agora tudo passou e mudou! =) Fico imaginando essas duas arianas na minha situação - surto total! hahaha
Beijos!!

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